2 – a procura do outro
João Bosco salienta o enriquecimento que o “Jobim arranjador” proporcionou ao “Jobim compositor”, e nos revela a importância do constante manuseio da matéria musical referencial composta por outros autores, que se apresentam como “matrizes” para o desencadeamento de um processo criativo pessoal.
JOÃO BOSCO
00:00 fontes
01:05 a procura do outro
Eu acho que foi muito interessante para o trabalho de Jobim
o fato de ele estar sempre em contato com a música de outros,
e trazendo-a para seu piano para fazer os arranjos.
No fundo essa é uma forma de se enriquecer,
que deve ter sido muito significativa para ele.
Falando por mim,
eu nunca pego o violão para fazer uma canção.
Eu pego o violão para fazer uma música de alguém.
SARAIVA
Para se lembrar de uma coisa …
JOÃO BOSCO
Isso, lembrar de uma coisa de alguém
e então começo a tocar a canção,
do meu jeito, já que não leio partitura.
Eu não sei exatamente que acorde o sujeito está fazendo,
mas eu tenho uma ideia, que começo a desenvolver.
E é nessa procura pelo outro, que você se acha. […]
02:00 Sonho de Caramujo (J. Bosco/A. Blanc) [i]
Essa é a explicação que tenho de como esses caminhos vão surgindo,
com o outro sempre nos conduzindo a algum lugar.
Ao nos apresentar suas referências artísticas, os entrevistados também nos “conduzem” a diferentes lugares, convidando-nos a abordar a tradição musical de dois continentes que se equilibram complementarmente no forjar da música brasileira: Europa e África. As transcrições descritivas dos exemplos musicais executados por Guinga e João Bosco são apresentadas respectivamente em – 2.3 – matrizes melódico-harmônicas, sub-capítulo que estuda relações do eixo das “alturas”, herdadas – em seu sentido harmônico – da tradição escrita europeia, e em – 2.2 – matrizes rítmicas, que trabalha as diferentes percepções de ritmo à luz do referencial africano de tradição essencialmente não escrita.
O próximo momento do texto vai ao encontro de uma figura que, como acabamos de ver, é vital para o músico que compõe canção: o letrista.